sábado, 28 de junho de 2008

TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE FLATULÊNCIA,
MAS NÃO TINHA PRA QUEM PERGUNTAR


Entrevista com o Professor Paul Louie, especialista em produção de gases mediante biomassa.

1. O que faz os flatos ("peidos") federem?

- O odor dos flatos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e enxofre, livres na mistura. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias do seu intestino e mais os seus flatos vão cheirar forte. Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem flatos odorizados. Feijão, por outro lado, produz grandes quantidades de flatos, mas não necessariamente fedidos.

2. Por que flatos fazem barulho?

- Os sons dos flatos são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quão estreita for abertura dos músculos do esfíncter anal.

3. Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?

- Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de flato por dia, distribuído em cerca de 14 lançamentos diários.

4. Quanto tempo leva até que o cheiro do flato chegue ao nariz de alguém?

- Isso depende das condições atmosféricas, umidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas envolvidas no evento. Os flatos também se dispersam e sua potência nauseante diminui com a sua diluição. Condições excepcionais existem quando o flato é liberado numa área pequena e fechada, como um elevador, um quarto pequeno ou um carro. Nesses casos a quantidade de diluente (ar) é limitada e o flato vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.

5. É verdade que algumas pessoas nunca lançam ventosidades?

- Não. Se elas estiverem vivas, lançam. Pessoas podem fazê-lo até mesmo algumas horas depois de mortas.

6. Homens soltam mais gases do que as mulheres?


- As mulheres soltam tanto gás quanto os homens. A diferença é que os homens têm mais "orgulho" disso.

7. Por que feijão faz as pessoas soltarem tanto gás?


- Feijão contém certos açúcares que os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás. Outros produtores notórios de gazes são o milho, a pimenta, o repolho e o leite.

8. Um flato é só um arroto que saiu pelo lado errado?

- Não, a frase "arroto é um pum maroto que subiu de elevador" é puro folclore. O arroto vem do estômago e tem composição química diferente de um flato. Flatos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

9. Para onde vão os flatos quando você os segura?

- Os médicos concordam que o flato não é nem liberado e nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os flatos não são realmente perdidos, e sim adiados.

10. É possível mesmo "acender" flatos?

- A resposta é sim. Normalmente os flatos incluem em sua composição o metano e o hidrogênio, ambos gases inflamáveis. Flatos tendem a se traduzir em chamas azuis ou amarelas.

12. Cheirar flato deixa "chapado" ?

- Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência.

13. É estranho gostar de soltar gases?


- Não. Mas se a pessoa o faz numa quantidade que lhe traz problemas e infelicidade, deveria consultar seu médico.

14. De que cor é o flato?

- Via de regra, incolor, porque os gases que o constituem são incolores.

15. Outras pessoas sentem mais o cheiro do flato do que o "autor" ?

- O flato deveria cheirar tanto para quem o fez quanto para as pessoas que dele "desfrutam". Mas quem fez leva vantagem pelo fato de que propeliu o ar para longe do seu corpo, numa direção oposta à do seu nariz. Soltar gases contra o vento, porém, anula essa vantagem.

Nenhum comentário: